Uma substância natural obtida a partir de sementes da “árvore milagrosa” pode purificar e clarear a água de forma barata e sustentável nos países em desenvolvimento, onde mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável.
Segundo os pesquisadores, o estudo sobre essa forma potencial de tratamento de água requer apenas um processo envolvendo sementes da árvore e areia.
Remover micróbios causadores de doenças e sedimentos da água potável demanda tecnologia nem sempre disponível em áreas rurais de países em desenvolvimento.
Como uma abordagem alternativa, cientistas analisaram a Moringa oleifera, também chamada de “árvore milagrosa”, uma planta cultivada em regiões equatoriais para alimento, remédios tradicionais e biocombustíveis.
“Pesquisas anteriores mostraram que uma proteína nas sementes da árvore podia limpar a água. Um dos estudos criou água que não podia ser armazenada e outro método era muito caro e complicado. Queríamos desenvolver uma forma mais simples e menos cara de utilizar o poder dessas sementes”, disse Stephanie B. Velegol, pesquisadora chefe do estudo, da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA.
Para isso, os cientistas acrescentaram um extrato da semente que contém a carga positiva da proteína da árvore, que se liga ao sedimento e mata os micróbios, e areia carregada negativamente.
“A areia resultante, ‘funcionalizada’, ou ‘f-areia’, mostrou-se eficaz na captura de E. coli cultivada em laboratório. Também foi capaz de remover os sedimentos a partir de amostras de água. Os resultados abrem a possibilidade de que a f-areia proporcione um processo simples e localmente sustentável para a produção de água potável armazenável”, conclui Velegol.
Como usar a semente de moringa para purificar a água
1 – Lave bem as mãos, limpando com cuidado as unhas.
(Isso é muito importante para evitar a transmissão de
bactérias e doenças).
2 – Separe três sementes de moringa para cada litro d’água
que você deseja purificar.
(Para uma lata grande de vinte litros d’água, use sessenta
sementes de moringa).
3 – Retire as cascas das sementes, uma por uma, e coloque o
miolo em um pilão e amasse todas.
(É importante que o miolo das sementes sejam bem amassadas
como se faz com o tempero da comida).
4 – Jogue o conteúdo do pilão na água que você quer
purificar e mexa lentamente o líquido durante 5 minutos.
(É nesse instante que a moringa começa a purificar a sua
água).
5 – Cubra a lata e espere durante duas horas até que a água
fique bem limpa e todo o barro e a sujeira vá para o fundo da lata.
(Você vai ver como toda a sujeira desce para o fundo da
lata).
6- Bem devagar, retire com um caneco, a água limpa que fica
em cima e coloque em um pote ou jarra.
(A água está pronta para ser usada na cozinha ou mesmo para
beber). (Fonte: http://www.moringa.org)