Moringa‏ oleífera – A árvore milagrosa

Uma substância natural obtida a partir de sementes da “árvore milagrosa” pode purificar e clarear a água de forma barata e sustentável nos países em desenvolvimento, onde mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável.
Segundo os pesquisadores, o estudo sobre essa forma potencial de tratamento de água requer apenas um processo envolvendo sementes da árvore e areia.
Remover micróbios causadores de doenças e sedimentos da água potável demanda tecnologia nem sempre disponível em áreas rurais de países em desenvolvimento.
Como uma abordagem alternativa, cientistas analisaram a Moringa oleifera, também chamada de “árvore milagrosa”, uma planta cultivada em regiões equatoriais para alimento, remédios tradicionais e biocombustíveis.
“Pesquisas anteriores mostraram que uma proteína nas sementes da árvore podia limpar a água. Um dos estudos criou água que não podia ser armazenada e outro método era muito caro e complicado. Queríamos desenvolver uma forma mais simples e menos cara de utilizar o poder dessas sementes”, disse Stephanie B. Velegol, pesquisadora chefe do estudo, da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA.
Para isso, os cientistas acrescentaram um extrato da semente que contém a carga positiva da proteína da árvore, que se liga ao sedimento e mata os micróbios, e areia carregada negativamente.
“A areia resultante, ‘funcionalizada’, ou ‘f-areia’, mostrou-se eficaz na captura de E. coli cultivada em laboratório. Também foi capaz de remover os sedimentos a partir de amostras de água. Os resultados abrem a possibilidade de que a f-areia proporcione um processo simples e localmente sustentável para a produção de água potável armazenável”, conclui Velegol.
Como usar a semente de moringa para purificar a água

1 – Lave bem as mãos, limpando com cuidado as unhas.
(Isso é muito importante para evitar a transmissão de bactérias e doenças).
2 – Separe três sementes de moringa para cada litro d’água que você deseja purificar.
(Para uma lata grande de vinte litros d’água, use sessenta sementes de moringa).
3 – Retire as cascas das sementes, uma por uma, e coloque o miolo em um pilão e amasse todas.
(É importante que o miolo das sementes sejam bem amassadas como se faz com o tempero da comida).
4 – Jogue o conteúdo do pilão na água que você quer purificar e mexa lentamente o líquido durante 5 minutos.
(É nesse instante que a moringa começa a purificar a sua água).
5 – Cubra a lata e espere durante duas horas até que a água fique bem limpa e todo o barro e a sujeira vá para o fundo da lata.
(Você vai ver como toda a sujeira desce para o fundo da lata).
6- Bem devagar, retire com um caneco, a água limpa que fica em cima e coloque em um pote ou jarra.
(A água está pronta para ser usada na cozinha ou mesmo para beber). (Fonte: http://www.moringa.org)

BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)








Biodiversidade
  “É a variedade de espécies de todos os seres vivos de determinado lugar ou do planeta como um todo”. 
  O termo Biodiversidade foi originado em 1980 pelo americano Thomas Lovejoy.   Desde 1986 a nomenclatura tem sido usada com relação à diversidade da natureza viva.
Níveis e divisões da Biodiversidade
       A biodiversidade é vista em dois níveis:
       → todas as formas de vida,
       → as inter-relações entre a vida e o meio (os ecossistemas).
       A biodiversidade pode ser subdividida em:
a)      diversidade genética (diversidade de gene
s),

b)      diversidade específica (diversidade das espécies animais, vegetais e outras) e  a
c)       diversidade dos ecossistemas  (presentes em nosso planeta).
A  adaptação dos seres vivos
       Cada espécie está adaptada ao seu ambiente.
        Todos os seres vivos atuais descendem dos seres que sobrevivem até a época da reprodução. Embora, alguns sejam mais complexos que outros, não se pode afirmar por exemplo, que o ser humano é mais adaptado que a bactéria ou que um mamífero se adaptou melhor que um peixe.
       A adaptação permite o aumento das espécies. 
       Já foram descritos e nomeados aproximadamente 2 milhões de espécies de seres vivos na Terra, porém não se sabe seu total, que pode variar de 10 a 100 milhões.

Principais ameaças à biodiversidade
       poluição de forma geral,
       o uso excessivo dos recursos naturais,
       a expansão da fronteira agrícola,
        a expansão urbana e industrial
       o desenvolvimento sem controle das nações em todo o mundo,
       exploração excessiva de algumas espécies levando à sua completa extinção,
        a caça predatória, a biopirataria.

Considerações a serem observadas
       A  sociedade moderna – em particular  a dos países ricos - desperdiça grande quantidade de recursos naturais.
       A elevada produção e o uso de matéria prima oriunda dos recursos naturais, são exemplos de ameaças constantes às florestas, ao solo, às águas, ao meio ambiente, ao planeta como um todo.
       A  introdução de espécies animais, vegetais e outros organismos (como por ex. a biopirataria) em diferentes ecossistemas também pode ser prejudicial, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda a região, país ou continente,  com interferência direta  em suas cadeias ecológicas e biológicas.
       As estimativas sugerem que, se isso continuar,  sem controle, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais podem  estar extintas dentro dos próximos 30 anos.
       A notícia boa é que,  já  é  realidade em diversos setores da indústria mundial,  o  uso de Produtos Certificados. Um exemplo  são as florestas certificadas.  Uma floresta certificada deve garantir que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, cumprindo todas as leis vigentes.

O valor econômico da Biodiversidade 
       A Biodiversidade é uma das maiores riquezas do planeta, entretanto, não é reconhecida como tal.   Atualmente, é vista como um reservatório de recursos,  sendo utilizados para a produção de alimentos, medicamentos, cosméticos, etc.  
       A  falta  de responsabilidade  no gerenciamento dessa riqueza, está causando grandes  problemas mundiais e consequetemente ao homem.
       A diversidade biológica possui alguns valores como  ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.

Conscientização e Responsabilidade
       No Brasil, milhares de animais, plantas e outros seres vivos ainda estão para ser descobertos, isso se deve  a  grande variedade climática  e ecossistêmica do país;
       Calcula-se que hoje no Brasil a exploração da biodiversidade responda por cerca de 5% do PIB do país, 4% dos quais vêm da exploração florestal e 1% do setor pesqueiro. É um patrimônio já alterado  e explorado sem a fiscalização necessária.

A falta da Conscientização e Responsabilidade
       Pesquisas sobre o potencial farmacêutico de espécies da Amazônia por exemplo, ainda é pouco expressiva no país;
       É grande o contrabando de espécies tanto animais como vegetais, a chamada biopirataria;
       Há uma extensa lista de proteção à Biodiversidade, porém a falta de comprometimento para manter os compromissos assumidos ainda está distante do homem. Com tamanha importância, é preciso evitar a sua perda; a responsabilidade e conscientização são fundamentais para usufruir desse patrimônio.

O estudo da Biodiversidade
O estudo da Biodiversidade nos  leva à classificação e identificação de forma sistemática, dos seres vivos na Terra, classificando-os  nos seguintes reinos: animal, vegetal, monera, protoctista  e  fungi.  
   E ao estudo e conhecimento dos vírus.