Candiru: O peixe-vampiro


Candiru (Vandellia cirrhosa), também chamado de canero ou peixe-vampiro, é um peixe de água doce que pertence ao grupo comumente chamado de peixe-gato. Ele é encontrado no Rio Amazonas, no Rio Madeira e nos seus afluentes e tem uma reputação entre os nativos de ser o peixe mais temido naquelas águas, até mais que a piranha e o jacaré. A espécie cresce até dezoito centímetros e tem forma de enguia, tornando-o quase invisível na água. O candiru é um parasita. Ele nada até as cavidades das guelras dos peixes e se aloja lá, se alimentando de sangue nas guelras, recebendo assim o apelido de "peixe-vampiro".
Ele é muito temido pelos nativos da região amazônica. O peixe que tem perfil aerodinâmico de um supositório, ao ser atraído pelo cheiro de urina, pode aprumar suas nadadeiras, ao fluxo da urina (no caso do banhista nu).
O candiru  é tão pequeno que cabe várias vezes na palma da mão, penetra no corpo de suas vítimas pelos orifícios corporais, como o ânus, a vagina ou a uretra, aonde chega seguindo o rastro da urina. Como os peixes cartilaginosos excretam também ureia e os peixes ósseos excretam  amônia, componente da urina humana, o candiru penetra nas pessoas por engano.

Alguns legistas da região amazônica, periciaram cadáveres pensando que a causa da morte seria arma de fogo devido há algumas perfurações e quando abriram o cadáver perceberam que este havia morrido de dentro pra fora, isso mesmo, o candiru entrou e comeu todos os seus órgão. É comum encontrar candiru dentro de pessoas que morreram afogadas.
O peixinho surge do nada e penetra com força no corpo da pessoa, onde ele abre as guelras cheias de espinhos pontiagudos e literalmente trava lá dentro.

Não há solução além de abrir cirurgicamente o seu “departamento de recreação” para tirar o animal de lá. A inflamação e infecção subsequente que ele produz dentro de você é uma coisa tão horrível que a existência de tal peixe só pode ter sido um projeto do capeta.
Ele, uma vez que adentra em seu hospedeiro, se alimenta dos tecidos e do sangue. observem um relato clínico:
Caso clínico: “…Paciente de 23 anos, sexo masculino, procura o serviço de urgência com extrema dificuldade para urinar e sangramento pela uretra, com história de que há 3 dias sofrera um ataque por um peixe da região amazônica conhecido pelo nome de CANDIRU e que o mesmo havia penetrado em sua uretra quando estava urinando dentro do rio, referia-se que tentou segurá-lo, mas era muito liso e parecia ser de pequeno tamanho.
     Exame físico: O paciente se apresentava descorado, com febre, forte dor à manipulação do pênis, retenção urinária, sangramento pelo pênis e grande inchaço de bolsa escrotal. Encaminhado ao centro cirúrgico, e, sob anestesia, realizamos cistoscopia (endoscopia da uretra e bexiga) para diagnóstico e documentação do caso. Identificamos que o peixe era de grande tamanho ocupando toda a uretra anterior e com impactação perto do esfíncter urinário ou músculo que controla a urina (provavelmente, enquanto vivo o peixe tentou penetrar na bolsa escrotal, explicando o importante inchaço da mesma). Pensamos em abrir o períneo e retirá-lo por esta via, mas conseguimos retirá-lo por via endoscópica…”.



Um comentário: